poesia de inspiração angolana
Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2013
Longínqua Luz

I.

 

de longe vêem

imagens, vultos;

lentos, entre as nuvens

de poeira, areia esvoaçante

do meu caminho deserto...

 

ecoam sua voz sobre as dunas

de longe me falam me dizem

o ponto que hoje faço

do Passado e do Futuro

igualmente dista;

 

Perto de mim -

tão perto do peito

que me doi seu âmago -

essa distância que apenas

me separa da Luz.

 

 

II.

 

ao longe vistas

ao longo do largo rio

pelas areias da margem

pelas pedras do outro lado;

 

Cimbebasia se diziam

terras de Ovampo

terras do berço

de todos os homens

- perto por isso de todos,

dentro de cada um;

 

interior deserto

pelo grande rio banhado

perto, tão perto

da Luz

que de longe vem.

 

 

III.

 

as mais antigas,

mais profundas

margens ardentes,

águas entrando e saindo

das entranhas;

 

que nada aqui estranho,

aqui nasci, e depois

de me deitar, aqui renasço

como a Luz,

sendo d'Ela, como Ela.

 

Daqui parti

para o chão da minha amada,

pela serra que me leva,

que em planalto se eleva.

 

...para longe, em dourados reflexos

pelo caminho da Luz.





publicado por zé kahango às 06:56
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
poemas recentes

retorno

Longínqua Luz

...

Soando o chifre...

AQUI

PÁTRIA

que dizer?

FALA DO MUKULO-KULO

CINCO BELEZAS DE ANGOLA -...

CINCO BELEZAS DE ANGOLA -...

CINCO BELEZAS DE ANGOLA -...

CINCO BELEZAS DE ANGOLA -...

CINCO BELEZAS DE ANGOLA -...

MUCANCALA

BOSQUÍMANE

MUHUMBE

MUXIMBA

RAPARIGAS DO CUAMATO

MUCUBAL

MULHER ANGOLANA

O Recado Da Muhuíla

Um Toque no Telemóvel

para a minha Tchapona

O FEITICEIRO DE NAMECULUN...

como tu me falas

VOLTAREI

Voa, coração

as cadeirinhas

a hora da onça

O OÁSIS

LUBANGO

Rosa de Porcelana

Caculuvar

O BAPTISMO DA MUILA

AMOROSA NASCENTE

Bimbe

Águas do Bimbe

A Aventura

Mukanda da Hunguéria

Mukanda de Capangombe

Rafael

À Minha Amada

estacas

do Bimbe ao Namibe

Pouco Nos Resta...

kimbo de pedra

um dia na chitaca

Dulcissima fragrância

chitaca

Chitaca do Bimbe

arquivos

Janeiro 2019

Fevereiro 2013

Dezembro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Março 2008

Outubro 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Maio 2006

Março 2006

links
participar

participe neste blog

o meu endereço electrónico
munhozfrade@gmail.com
blogs SAPO